quinta-feira, 17 de maio de 2012

Desenvolvendo globalmente a personalidade da criança

Publicado em 30 de abril de 2008   |   Fonte: Márcio Sodré - Da Reportagem

Desenvolvendo globalmente a personalidade da criança

O Centro de Desenvolvimento Humano (Crescer) oferece serviços e atividades voltadas às diversas áreas da infância em um único espaço. O propósito é promover o desenvolvimento saudável da criança desde a gestação até os 12 anos de idade. Em uma proposta inovadora, a psicóloga e estimuladora de bebês Thaiana Maggi Locks, coordenadora geral e fundadora da Crescer, reuniu em um mesmo espaço atividades como ballet para crianças, shantala para bebês, teatro infantil, acupuntura, massoterapia, yoga para gestantes, grupos de estudos, inteligências múltiplas, oficina de inglês, psicomotricidade relacional, contação de história, espaço de artes, entre várias outras. Na edição de hoje, saiba um pouco mais sobre Psicomotricidade Relacional:
Poucos ouviram falar, mas a Psicomotricidade Relacional vem sendo mais descoberta por muitos pais como um importante instrumento de crescimento da personalidade das crianças, seja no comportamento, aprendizagem ou socialização. Essa terapia é disponibilizada na Clínica Crescer através do serviço da psicomotricista relacional Maria de Lima Pinto, que está em Rondonópolis há 46 anos.
A Psicomotricidade Relacional trabalha o corpo e a aprendizagem de forma conjunta. “É através do corpo que o indivíduo entra em contato com o conhecimento. Do nascimento à fase adulta, o corpo vai registrando experiências e sentimentos, automatizando e dominando movimentos, ampliando sua capacidade de ação, produzindo padrões culturais de comportamento”, explica a profissional.
Maria de Lima situa que a Psicomotricidade Relacional foi criada há mais de 40 anos por André Lapierre, sendo que, em 1988, José Leopoldo Vieira começou em Curitiba (PR) seus trabalhos com a terapia através do Centro Internacional de Análise Relacional (CIAR). Após trabalhar 17 anos na educação, passar por uma pós-graduação em psicopedagogia clínica e monografia em psicomotricidade funcional, ela buscou algo mais e acabou encontrando respostas na Psicomotricidade Relacional.
A terapia, conforme a psicomotricista relacional, pode ser trabalhada com grande êxito na escola. Nesse sentido, informa que a Câmara Municipal de Curitiba aprovou em 2007 o projeto de lei que prevê a prática da Psicomotricidade Relacional nas 171 escolas da rede municipal da cidade, com o intuito de estimular e potencializar o desejo de aprendizagem do professor e aluno.
Na Clínica Crescer, Maria de Lima tem grupo onde desenvolve um trabalho profilático e realiza atendimentos em crianças com disfunção. Entre as várias disfunções em sala de aula, cita a dislexia, a discalculia, o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), altismo infantil e transtornos de fala. Em crianças sem disfunção, a Psicomotricidade Relacional, através da intervenção do adulto no setting, controla a agressividade, desinibe, ajuda a lidar com a falta de limites, entre outros, possibilitando o conhecimento do próprio corpo e o aperfeiçoamento da personalidade.
“Dessa forma, a Psicomotricidade Relacional é uma ferramenta que investe não nas dificuldades e sintomas, mas em possibilidades de crescimento e de aperfeiçoamento”, explica Maria de Lima, observando que o corpo da criança não é só cognição, mas também lugar de sensibilidade, afetividade, emoção da relação consigo mesmo e com os outros, lugar de prazer, desejo, frustração, de lembranças, entre tantos outros.
Maria de Lima atende crianças de 01 ano até adolescentes de 14 anos. Na terapia, utiliza materiais clássicos como bolas, bastões, caixas, tecidos, cordas e bambolês. Todos esses objetos são trabalhados durante o ato do brincar, revelando as angustias, ansiedades, desafios… E, concomitantemente, a psicomotricista vai ajudando a criança a se encontrar. Em casos profiláticos, quatro sessões já rendem bons resultados. Em casos de disfunções, o processo é mais demorado.
Para que a Psicomotricidade Relacional possa ser conhecida na sociedade rondonopolitana, o escritor, terapeuta, mestre em educação especial, psicomotricista e diretor do CIAR, Leopoldo Vieira, estará em Rondonópolis no próximo mês de junho na Clínica Crescer, para atendimentos junto às crianças e realização de Análise Corporal da Relação (ACR), uma vivência terapêutica voltada ao pais, com inúmeros resultados positivos.
A sessões de Psicomotricidade Relacional desenvolvidas por Maria de Lima somente são voltadas às crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário